Sam Altman deixa de gerir fundo de investimento da OpenAI
A OpenAI confirmou ter removido Sam Altman da gestão e controlo da OpenAI Startup Fund, um fundo de investimento da empresa para novas start-ups que tenham potencial de melhorar na área da IA.
De acordo com o portal Axios, a gestão do fundo terá sido transferido para Ian Hathaway, que já se encontrava a ajudar na gestão do mesmo desde meados de 2021. A alteração foi descoberta em recentes documentos entregues às autoridades dos EUA, e terá sido destacada pela sua estranha estrutura.
Em comunicado, a OpenAI afirma que a estrutura inicial do fundo seria para ser aplicada de forma temporária, onde Sam Altman não teria investimentos ou ganhos com o mesmo. A recente mudança terá sido feita para fornecer mais transparência neste aspeto.
Em parte, o fundo começou a levantar questões sobre o que é ou não da propriedade da OpenAI com o mesmo – embora o fundo tenha o nome da entidade, este é considerado de forma separada das operações da OpenAI. Ao mesmo tempo, o fundo conta ainda com parceiros externos, como a Microsoft, que embora não seja único no mercado, é algo invulgar de se verificar.
A OpenAI clarifica que estes parceiros ajudaram, numa primeira fase, a evoluir mais rapidamente o fundo e os seus investimentos em diferentes startups. Embora Altman tenha saído da gestão do fundo, este deve manter-se ativo e a financiar várias empresas.
É importante relembrar que Sam Altman tem vindo a levantar também questões sobre a forma como realiza os seus investimentos. Um dos exemplos encontra-se na sua aposta sobre a Worldcoin e a empresa Helion Energy, dois negócios que foram considerados preocupantes por alguns investidores e analistas.
A saída da OpenAI Startup Fund pode aliviar alguma da pressão sobre o mesmo, deixando de ser associado diretamente ao mesmo.