Terramoto em Taiwan afeta produção de processadores da Apple
Recentemente, a cidade de Taiwan foi alvo de um violento terramoto, que causou vários danos e perdas na região. O terramoto de magnitude 7.4 abalou a cidade de Taiwan durante a madrugada, causando um impacto significativo nas infraestruturas do pais.
Isto inclui também algumas das fábricas que se encontravam na região, com uma das principais afetadas a ser a TSMC, produtora dos chips de várias empresas, mas com destaque para a Apple.
Segundo as primeiras informações, as linhas de produção da TSMC encontram-se gravemente afetadas, com danos nas estruturas e que prejudicam as operações da empresa em geral. A fábrica N3 da empresa sofreu danos estruturais e encontra-se atualmente a ser avaliada.
Isto possui impacto nas linhas de produção, tendo em conta que não podem ser usadas até que a avaliação dos riscos de segurança seja tida em conta. Muitos dos sistemas necessários para produzir chips de arquiteturas inferiores à 7nm encontram-se parados.
A fábrica da empresa em Hsinchu também sofreu danos, com waffers dos processadores danificados e danos estruturais nas instalações. Tendo em conta que a produção de chips requer ambientes bastante controlados, para evitar impurezas, estes danos prejudicam consideravelmente as atividades.
No caso da Apple, todos os seus chips são produzidos diretamente pela TSMC, sendo que esta pode ser uma das empresas a sentir mais o impacto desta situação. No entanto, a TSMC também tem sido uma das empesas com foco em segurança e preparação para casos de desastres naturais – sobretudo desde o incidente de 1999, onde a empresa foi fortemente afetada.