Tesla chega a acordo de acidente com falecimento de antigo engenheiro da Apple

Tesla chega a acordo de acidente com falecimento de antigo engenheiro da Apple

Em meados de 2019, a família de Wei Lun Huang, ex-engenheiro da Apple, processou a Tesla depois do mesmo ter falecido depois do seu Model X ter embatido contra um poste, quando o AutoPilot se encontrava ativo. No entanto, o caso chega agora ao fim, depois das duas partes terem chegado a um acordo.

Segundo a CNBC, a Tesla e a família do ex-engenheiro da Apple terão chegado a um acordo fora dos tribunais, no mesmo dia em que se iria conhecer a seleção do júri relativamente ao caso.

Os advogados da Tesla terão ainda pedido ao tribunal para que o acordo fosse selado, de forma que os valores do mesmo não sejam publicamente divulgados. Um dos motivos para tal decisão será para prevenir que outras entidades possam usar o caso como forma de também obterem acordos diretos sobre casos similares.

De relembrar que, durante o caso, a Tesla afirmava que o Autopilot do Model X envolvido no acidente de Huang estaria ativo, mas que o condutor teve tempo para reagir antes do impacto. A empresa afirma que Huang teria tempo para reagir antes do impacto, e que a única forma para tal não ter ocorrido derivava de o mesmo não estar a prestar atenção à atividade enquanto o AutoPilot estava ativo.

Ao mesmo tempo, os advogados a representarem Huang afirmam que a Tesla forneceu vários materiais de marketing para os seus veículos, onde o AutoPilot era representado como um sistema de condução que poderia ser usado sem que se tivesse de manter o condutor atento todo o tempo.

Na realidade, este caso chegou mesmo à atenção da National Transportation Safety Board (NTSB), as autoridades rodoviárias nos EUA, sobre a segurança do sistema da Tesla. Antes do incidente, Huang terá referido várias vezes à Tesla e a familiares que, na entrada para auto estradas, o AutoPilot tinha a tendência de levar o carro a fugir.

O mesmo terá até referido que o local onde este viria a ter o acidente era um dos mais propícios a isso acontecer. Na altura, a Tesla não conseguiu replicar a mesma situação. Ao mesmo tempo, ficou ainda provado que os sistemas de segurança do AutoPilot não identificaram o possível embate e não ativaram os sistemas de travagem automática.

Foi ainda descoberto que Huang estaria com um jogo no seu smartphone aberto na altura do acidente, mas não se consegue apurar se tal estaria a ser ativamente usado na altura.