TikTok está mais perto de ficar bloqueado nos EUA
O TikTok pode estar prestes a enfrentar mais pressão nos EUA, agora que foi aprovada uma nova lei que poderá levar a que a empresa tenha de ser vendida ou pode enfrentar bloqueios no pais.
Esta nova legislação indica que a ByteDance, empresa mãe do TikTok, sediada na China, deve vender a sua participação no TikTok nos EUA no período de seis meses, ou a plataforma pode enfrentar a possibilidade de ser bloqueada em todas as lojas de aplicações dos EUA.
A lei foi a votação durante o final desta semana, tendo sido aprovada pela maioria dos candidatos. Esta vai agora passar para o senado, onde será novamente analisada, e caso seja aprovada, o TikTok terá de seguir a mesma.
De relembrar que esta nova lei coloca o TikTok como uma ameaça para a segurança nacional dos EUA, derivado da participação na empresa da ByteDance, que possui sede na China. Em causa encontra-se o facto de o governo dos EUA apontar que a plataforma está a ser usada para a recolha de dados de quase 170 milhões de utilizadores norte americanos, com a possibilidade dos mesmos serem usados pelas autoridades chinesas.
A plataforma encontra igualmente a lutar contra esta nova lei, tendo a semana passada indicado que, se a medida for aprovada, pode constituir uma violação dos direitos de liberdade de expressão dos utilizadores. Ao mesmo tempo, vários analistas também apontam que o bloqueio do TikTok pouco fará para proteger a privacidade e segurança dos utilizadores dos EUA.
De relembrar que a plataforma já se encontra proibida de ser usada em vários locais associados com o governo dos EUA. Além disso, também em outros países, a app encontra-se proibida de uso em diferentes plataformas governamentais.