X vai obrigar novos utilizadores a pagar para usarem a plataforma
Os novos utilizadores da X podem, brevemente, ter de pagar para poderem usar livremente a plataforma. A ideia de Elon Musk volta agora a estar em cima da mesa, como um dos planos para acabar com os bots dentro da rede.
No passado, Elon Musk considerava que a única forma de terminar com os bots dentro da rede passaria por cobrar uma pequena taxa para publicar na rede. Esta taxa seria uma forma de validar a identidade dos utilizadores, e surge depois de a verificação de contas – algo que Musk considerava vir a ser uma forma de reduzir bots – falhou nessa tarefa.
Durante o início desta semana, Musk afirmou em resposta a alguns utilizadores da X que a única forma de evitar os bots passa por obrigar ao pagamento para usar a plataforma. O mesmo afirma ainda que os bots estão agora a usar IA para conseguir contornar os tradicionais captchas que existem, e que foram criados exatamente para prevenir estes sistemas automáticos.
De relembrar que a X já tinha iniciado os planos para cobrar 1 dólar por ano, para utilizadores nas Filipinas e Nova Zelândia, como forma de validar a autenticidade dos mesmos. Este pagamento permitia aos utilizadores terem a capacidade de publicar conteúdos na plataforma, e de poderem aceder a todas as suas funcionalidades. De outra forma, as contas permanecem em formato de “apenas leitura”, onde podem ver conteúdos, mas não interagir diretamente.
Este programa é conhecido como “Not-a-Bot”, e parece que Musk pretende agora expandir o mesmo para ainda mais países, ou possivelmente à escala global. Com as novas regras, as contas de utilizadores na X necessitam de pagar uma “pequena taxa” para poderem publicar, gostar de mensagens, enviar mensagens diretas ou responder. Será, no entanto, possível seguir outras contas sem custos associados.
A X tem vindo a ser fortemente criticada nos últimos tempos, sobretudo pelo aumento de contas de bots na plataforma, que estão a ser usadas para largos ataques de spam e phishing nos utilizadores. Embora Musk tenha prometido, quando adquiriu o Twitter, que pretendia terminar com os bots na plataforma, essa ideia ainda se encontra longe da realidade.
Embora a taxa seja relativamente pequena, espera-se que esta possa também ajudar nas receitas gerais da plataforma – que continua a perder dinheiro de forma considerável e com cada vez menos anunciantes interessados na mesma.