YouTube vai alargar medidas para evitar bloqueio de publicidade
Nos últimos meses, o YouTube tem vindo a aplicar novas técnicas para evitar que os utilizadores bloqueiem a publicidade na sua plataforma. No entanto, isso pode vir a ficar ainda mais complicado de ser feito em breve.
A plataforma da Google encontra-se agora a aplicar regras ainda mais restritas a nível do acesso ao serviço por aplicações de terceiros, que tenham como intenção bloquear a publicidade dos conteúdos na plataforma.
Numa mensagem partilhada no início desta semana, o YouTube confirmou que vai começar a aplicar medidas mais rígidas contras apps de terceiros que tenham sido criadas para contornar a publicidade. Os utilizadores destas aplicações podem, brevemente, começar a verificar mensagens de erro nas mesmas e problemas no carregamento de vídeos.
De relembrar que, o ano passado, o YouTube começou a aplicar medidas para evitar que os utilizadores bloqueiem a publicidade da plataforma, sendo que, quem tenha bloqueadores de publicidade ativos no serviço, passa a ficar limitado a ver apenas três vídeos no mesmo, antes de ter de desativar o bloqueador.
Embora a medida fosse focada para quem acedia diretamente ao YouTube, agora a medida aplica-se também a quem use apps de terceiros criadas especificamente para contornar a publicidade. Estas apps encontram-se agora a violar os termos da plataforma, e podem enfrentar possíveis problemas no carregamento de conteúdos.
O YouTube afirma que tais apps podem limitar consideravelmente a capacidade dos criadores de conteúdos no YouTube de ganharem receitas, e irão sofrer os mesmos problemas que se verifica com quem usa bloqueadores da publicidade na plataforma.
Esta medida parece focar-se especificamente para dispositivos móveis, que eram, até agora, os mais complicados de aplicar medidas para evitar o bloqueio da publicidade. Aplicações como a AdGuard podem agora ser prejudicadas, com os utilizadores a enfrentarem problemas em carregamento de vídeos e outros erros inesperados durante o uso da plataforma.
O YouTube afirma ainda que apenas permite o uso das APIs da sua plataforma por apps que se encontrem dentro dos termos da mesma. As que bloqueiam a publicidade estão fora da lista de permissões para tal, e portanto, violam os termos e podem ser sujeitas a bloqueios.
Em alternativa, o YouTube volta a recomendar aos utilizadores assinarem para uma conta Premium, de forma a obterem a capacidade de assistir a vídeos sem publicidade, além de outras regalias.