Agora pode ver se um determinado jogo é compatível na arquitetura ARM
A Microsoft encontra-se a apostar em força nos novos sistemas ARM, com o Windows a adaptar-se também para essa nova arquitetura. A empresa pretende aproveitar ao máximo os mais recentes lançamentos da Qualcomm, com os novos Snapdragon X Series, que pretendem tirar o melhor desempenho possível do hardware existente.
A Qualcomm já tinha referido que, através de emuladores, seria possível executar praticamente todos os jogos atualmente disponíveis para Windows nestes sistemas. No entanto, a realidade pode ser diferente. Isto porque ainda existem títulos que podem não ser inteiramente compatíveis com esta nova arquitetura, e para quem pretenda usar o sistema ARM para jogos, deve-se ter em conta este ponto.
Felizmente, existe agora um novo recurso para ajudar os jogadores a terem uma certa base para analisar a compatibilidade dos títulos mais recentes no mercado com a arquitetura ARM. O site WorksonWoa.com possui atualmente mais de 1000 jogos, testados na arquitetura ARM, e que indica os detalhes de como estes vão correr na plataforma.
O objetivo do site é apresentar uma lista dos títulos mais recentes no mercado, e da sua compatibilidade com os novos sistemas baseados na arquitetura ARM. O site classifica os jogos como estando a correr perfeitamente, com alguns problemas de desempenho ou a não correrem de todo.
PUBG: Battlegrounds, League of Legends e Fortnite estão atualmente listados como não sendo possíveis de usar em arquiteturas ARM, em parte não devido diretamente ao jogo, mas ao software de anticheat que o acompanha.
Warframe e Vampire Survivors são dois exemplos de jogos classificados como estando a correr perfeitamente nesta arquitetura, com mais de 60 FPS.
Embora este site possa ser um ponto de ajuda útil para quem pretenda adquirir um sistema ARM e usar o mesmo para jogos, é importante relembrar que as diversas configurações existentes no mercado podem variar. Portanto, a compatibilidade pode ser também diferente de sistema para sistema, com resultados diferentes baseados neste ponto.
Ainda assim, o site é uma boa referência a ter em consideração na altura de comprar um novo computador ARM.