Apple não estava a restaurar fotos eliminadas no iOS devido ao iCloud
Recentemente a Apple lançou uma atualização do iOS, focada em corrigir um bug que poderia causar algumas fotos a surgir na galeria que tinham sido eliminadas no passado – alguns utilizadores relataram fotos eliminadas faz anos dos seus dispositivos e contas da iCloud. No entanto, agora conhecem-se mais detalhes sobre a origem dos problemas.
Através da análise do código fonte do iOS 17.5.1, sabe-se agora mais detalhes sobre a origem do problema. Aparentemente a falha não estaria com o iCloud, nem com a Apple a armazenar os dados mesmo depois de eliminados, mas sim com um próprio bug do sistema operativo, que estaria a recuperar dados existentes nos dispositivos dos utilizadores.
Na altura, um utilizador do Reddit afirmava que teria fotos eliminadas em 2010 a surgirem no seu dispositivo, mesmo que tenham sido eliminadas completamente do dispositivo e do iCloud. No entanto, de acordo com os investigadores da empresa Synactiv, que analisaram o código fonte da nova atualização, o problema estaria associado com um sistema de cache existente no sistema. Este bug estaria a fazer com que o sistema considerasse algumas fotos antigas, guardadas na cache do dispositivo, como tendo sido capturadas recentemente.
Estas fotos estariam guardadas na cache do sistema, e não diretamente acessível pelos utilizadores nem pela Apple, e também não estaria associada com o iCloud.
Embora a Apple não tenha confirmado detalhes da falha, nem a origem do mesmo, as mudanças feitas a nível do código demonstram que a mesma estaria neste ponto. Possivelmente os dispositivos que foram afetados não teriam sido formatados completamente desde a altura em que os conteúdos foram eliminados, e permaneceram na cache.