Apple pretende usar processadores M2 Ultra em servidores focados em IA
A Apple parece ter alguns planos quanto ao futuro do iOS 18, e para algumas das novidades, a empresa encontra-se também a preparar os seus centros de dados. Algumas dessas medidas são agora conhecidas, com os detalhes de que a empresa pretende equipar servidores dedicados com os chips da empresa.
De acordo com o analista Mark Gurman da Bloomberg, a Apple possui planos de usar os seus próprios chips nos servidores que vão alimentar as funcionalidades do iOS 18. Mais concretamente, o M2 Ultra será o processador escolhido pela empresa para se encontrar em alguns dos servidores, os quais terão a responsabilidade de tratar das tarefas de IA do iOS 18.
A empresa espera ainda continuar a desenvolver os seus sistemas, e pode eventualmente adotar processadores ainda mais avançados, nomeadamente os mais recentes M4. Embora se espere que o iOS 18 venha a contar com funcionalidades de IA locais, que são processadas diretamente nos dispositivos, algumas tarefas mais avançadas ainda necessitam de servidores para tal.
Como exemplo, a criação de imagens ou de longos conteúdos podem ainda necessitar de um poder de processamento mais avançado, apenas possível com o acesso pela Cloud. Algumas das funcionalidades da Siri também vão requerer essa ligação.
A Apple encontra-se focada em garantir a privacidade dos dados dos utilizadores, mesmo no uso da tecnologia de IA generativa, e isso pode encontrar-se também nos planos de usar os seus próprios processadores para esta tarefa.
De relembrar que a Apple deve implementar várias funcionalidades de IA no iOS 18, sendo que algumas terão a capacidade de ser processadas no próprio dispositivo, enquanto que outras ainda necessitam de uma ligação com os servidores da Apple.