Apple recupera vendas do iPhone na China após promoções estratégicas
Depois de algum tempo em queda, as vendas de iPhones da Apple na China voltaram a aumentar, em parte devido à estratégia recente da empresa para este mercado.
De acordo com o portal Bloomberg, as vendas de iPhones na China aumentaram 52% em Abril, refletindo as medidas da Apple para contradizer as quedas nas vendas, que tinham sido registadas em meses anteriores.
Os dados apontam que a empresa terá vendido 3.5 milhões de iPhones na China em Abril de 2024, dados que foram confirmados pela China Academy of Information and Communications Technology (CAICT). Este aumento das vendas apenas foi possível derivado da empresa ter reduzido os preços dos seus dispositivos para este mercado, com promoções estratégicas.
Esta mudança surge num ano particularmente difícil para a Apple no mercado da China, onde registou quedas consideráveis de vendas desde praticamente o inicio do ano. Em Março, as vendas começaram a registar algumas melhorias, mas ainda assim longe do que era esperado.
A Apple decidiu, para abril, adotar uma nova estratégia, aplicando promoções à venda de vários modelos do iPhone, o que cativou novos consumidores para adquirir os mesmos. No entanto, embora a medida possa traduzir-se num aumento de vendas direto, alguns analistas apontam que a estratégia pode não durar muito tempo, tendo em conta que a Apple não pode manter as promoções durante longos períodos, e eventualmente, os preços voltarão a subir para valores “normais”.
Ainda assim, a medida pode fazer com que mais consumidores optem pelos dispositivos da empresa, invés de adotarem modelos de marcas locais, como a Huawei. De relembrar que marcas como a Huawei foram das mais beneficiadas com as quedas de vendas da Apple, atraindo os consumidores para os seus mais recentes produtos.