Apple revela resultados financeiros abaixo do ano passado
A Apple revelou recentemente o seu mais recente relatório financeiro, destacando o crescimento da empresa durante o passado trimestre fiscal de 2024.
De acordo com os dados da empresa, esta teve cerca de 90.753 mil milhões de dólares em receitas durante este período, o que representa uma queda de 4% face ao mesmo período do ano anterior. No entanto, as receitas passaram para 23.636 mil milhões de dólares, o que também corresponde a menos dos 24.160 mil milhões registados faz um ano.
Face aos resultados, Tim Cook afirma que é enganador analisar os mesmos com base no ano passado, devido às próprias circunstâncias do mercado. Para Cook, a Apple em 2023 estava ainda a recuperar das vendas do iPhone 14 e dos problemas que afetaram várias linhas de produção durante o período da pandemia, e que a empresa fez largos investimentos para contornar esses problemas.
No entanto, as receitas da empresa demonstram também que existem menos vendas feitas no mercado em geral, algo que era uma preocupação para os investidores. Os dados apontam que as receitas das vendas de iPhones no trimestre anterior foram de 45.96 mil milhões de dólares, o que representa menos 10% face ao mesmo período do ano passado.
As receitas das vendas do iPad também caíram para os 5.6 mil milhões, menos 17% face ao ano anterior. Esta é uma das quedas mais acentuadas das receitas de vendas da Apple nos últimos anos.
De relembrar que a Apple possui previsto um evento para o dia 7 de Maio, onde se espera que a empresa venha a revelar algumas novidades para o mercado. Uma delas pode ser a nova linha de tablets da empresa, com os novos iPad Air e iPad Pro.
Quanto aos restantes valores, a Apple registou receitas de 7.45 mil milhões de dólares nas vendas de PCs Mac, 4% acima do ano passado. Na categoria de “Outros produtos”, onde se engloba o Apple Watch, as receitas atingiram os 7.9 mil milhões de dólares, menos 10% face ao ano anterior.
Por fim, a nível de serviços, a Apple registou receitas de 23.9 mil milhões de dólares, um aumento de 14.2% face ao ano anterior. Nesta categoria encontra-se também o Apple Music, Apple TV e App Store.