Autoridades confirmam identidade do gestor do grupo Lockbit
O FBI, Europol e NCA revelaram hoje a identidade e sanções do gestor da rede de operações do ransomware Lockbit. Esta revelação surge depois das autoridades terem apreendido a infraestrutura usada pelo grupo para as atividades.
De acordo com o comunicado das autoridades, o gestor das operações do Lockbit, conhecido na internet como “LockBitSupp”, foi confirmado como sendo Dmitry Yuryevich Khoroshev, residente na Rússia, com 31 anos. O mesmo terá ganho mais de 100 milhões de dólares com as atividades de ransomware e os vários pagamentos feitos ao grupo pelos ataques.
As autoridades encontram-se agora a acusar formalmente Khoroshev de todas as atividades relacionadas com o grupo de ransomware, e terão já aplicado medidas para a sua detenção – embora o mesmo esteja atualmente na Rússia, ficará impossibilitado de viajar para outros países, e caso entre em alguns dos países dentro do acordo das autoridades, enfrenta a possível pena de prisão.
Ao mesmo tempo, estas sanções e medidas das autoridades devem começar a ter um forte impacto nas atividades do grupo Lockbit, que agora fica consideravelmente mais apertado a nível dos ataques. As empresas que eventualmente paguem pelo resgate de conteúdos ao grupo enfrentam ainda outras penalizações.
Como parte do programa de recompensas, as autoridades encontram-se a colocar 10 milhões de dólares em oferta para quem consiga fornecer informações que possam levar à detenção por parte das mesmas de Khoroshev.
Por fim, as autoridades afirmam que a apreensão da infraestrutura do grupo permitiu às autoridades obterem ainda mais chaves de desencriptação dos conteúdos roubados, que serão agora distribuídos pelas vítimas.