ChatGPT pode brevemente realizar pesquisas na internet
Faz alguns dias que surgiram rumores que a OpenAI poderia estar a desenvolver um motor de pesquisa para integrar no ChatGPT, e agora novas informações parecem dar essa ideia como confirmada.
De acordo com a Bloomberg, a OpenAI encontra-se a desenvolver um sistema de pesquisa para o ChatGPT, que poderia vir a permitir ao assistente de IA competir diretamente com plataformas como a da Google.
Este sistema poderia permitir aos utilizadores do ChatGPT usarem o mesmo para rapidamente realizarem pesquisas, ou para integrarem respostas mais completas aos pedidos que sejam feitos.
Por exemplo, a OpenAI poderia recolher dados de artigos da Wikipédia ou de sites em geral para apresentar informações ainda mais completas para os utilizadores finais, com links para os conteúdos e a fonte original dos mesmos.
Segundo a Bloomberg, uma versão experimental do sistema já se encontra atualmente em testes internos. Este sistema poderia ainda ser conjugado com imagens, conforme as respostas necessitem das mesmas.
Por exemplo, se os utilizadores questionarem como alterar uma fechadura, o ChatGPT pode apresentar imagens das diferentes fontes na internet com detalhes considerados relevantes para o tema.
De notar que o ChatGPT já permite usar sistemas de pesquisa para os utilizadores de contas pagas, mas ainda é algo limitado, não apresenta a fonte da informação e pode fornecer detalhes errados. A ideia será abranger ainda mais conteúdos, e tornar a plataforma mais fiável nas respostas que são fornecidas.
De momento ainda se desconhece quando este sistema vai começar a ser usado pela plataforma. Embora esteja em testes internos, pouco se sabe oficialmente de quando será lançado ou em que formato.