Chrome vai permitir usar capítulos para vídeos na internet
A Google encontra-se a adicionar uma nova funcionalidade para o Chrome, que vai permitir a sites que tenham conteúdos de vídeos no mesmo terem algo que normalmente apenas se encontra no YouTube.
De acordo com a lista de alterações previstas para o Chrome, brevemente será possível publicar em qualquer site vídeos com capítulos, que funcionam de forma similar aos capítulos do YouTube.
A nova API do Chrome vai ficar disponível para quem pretenda que os vídeos tenham secções diferentes para carregamento. Isto permite que os utilizadores possam rapidamente aceder a diferentes partes do vídeo, conforme o que se encontre nos metadados dos mesmos, em qualquer site onde este se encontre.
Os capítulos de vídeos no Chrome permitem separar os conteúdos em diferentes temas, que podem ser personalizados pelos utilizadores, para rapidamente aceder a certas partes dos mesmos. Por exemplo, é possível usar este sistema para rapidamente criar uma lista dos temas principais, permitindo “saltar” os que já tenham sido vistos ou não tenham interesse.
A Google refere que esta nova API vai ficar disponível como um padrão para o motor base do Chrome, portanto é possível que venha a ser adotado em outros navegadores que usem a base do Chromium.
Com isto, criadores de conteúdos e websites em geral podem distribuir vídeos com conteúdos mais organizados para os seus utilizadores. Os planos encontram-se traçados para que a funcionalidade comece a ficar disponível com o Chrome 126.