Cidade de Wichita encerra sistemas depois de ataque ransomware
A cidade de Wichita, no Kansas, confirmou que teve de encerrar a sua infraestrutura informática, depois de ter sido alvo de um ataque de ransomware no fim de semana.
O ataque terá afetado alguns dos sistemas fundamentais da rede da cidade, forçando a que tivessem de ser desligadas partes importantes da rede. A cidade de Wichita é considerada uma das mais populosas dos EUA, com mais de 400.000 habitantes.
Em comunicado, as autoridades locais afirmam que o ataque obrigou a que os sistemas da cidade tivessem de ser encerrados, o que deixou muitos serviços públicos sem capacidade de responder a vários pedidos dos cidadãos.
De momento ainda se desconhecem detalhes sobre os dados potencialmente roubados, caso tal tenha ocorrido, mas os ataques de ransomware normalmente levam ao roubo de dados e encriptação de sistemas. Tendo em conta as medidas aplicadas, é bastante provável que os sistemas da cidade tenham sido afetados desta forma.
O comunicado aponta ainda que as autoridades encontram-se a investigar o incidente, de forma a avaliar os danos causados, e devem fornecer mais informações durante as próximas semanas.
Embora a rede da cidade esteja afetada, alguns dos serviços básicos, como de segurança e emergência, ainda se encontram funcionais, com as atividades reguladas por meios alternativos.