Cofundador da Binance condenado a quatro meses de prisão

Cofundador da Binance condenado a quatro meses de prisão

Changpeng Zhao, reconhecido fundador da plataforma de criptomoedas Binance, foi recentemente condenado a uma pena de prisão de quatro meses. De acordo com o New York Times, a acusação apontava para a pena ser de três anos.

De relembrar que Changpeng Zhao, conhecido como CZ, considerou-se culpado de violar a Bank Secrecy Act nos EUA, não tendo implementado medidas para combater a prática de lavagem de dinheiro pela sua plataforma.

O departamento de justiça dos EUA acusou CZ de facilitar as atividades criminosas pela sua plataforma de criptomoedas, contornando as medidas legais a que a mesma estaria obrigada a seguir. Ao mesmo tempo, a Binance foi ainda acusada de não fornecer às autoridades notificações para casos de possíveis fraudes realizadas usando os seus sistemas, sobretudo em transações associadas com substâncias ilícitas e material de abuso de menores.

Zhao terá instruído os funcionários da Binance para não realizarem igualmente essa notificação, indicando aos mesmos que eram melhor “pedir por perdão do que permissão”, e indicando ainda que, caso a Binance tivesse seguido a lei, não era tão grande como é atualmente.

Face à acusação, a Binance foi obrigada ao pagamento de 2.5 mil milhões de dólares em indemnizações e 1.8 mil milhões de dólares em multa às autoridades norte-americanas. CZ teve ainda de pagar 50 milhões de dólares de forma pessoal, como parte do acordo feito com as autoridades.

 A acusação pretendia que a pena fosse alargada para os três anos, tendo em conta as dimensões “sem precedentes” do crime realizado, embora a lei apenas indicasse valores entre os 12 e 18 meses. No entanto, o tribunal responsável pelo caso terá visto o mesmo de outra forma, tendo aplicado a medida mais leve de quatro meses.