Comissão Europeia vai investigar a Meta devido a segurança de menores
A Comissão Europeia confirmou que vai iniciar uma investigação às plataformas da Meta, mais concretamente ao Instagram e Facebook, sobre possíveis violações das leis associadas com a proteção de menores.
A Lei dos Serviços Digitais da União Europeia atribui várias regras associada com a proteção da segurança e privacidade de menores na internet, que as empresas devem seguir. Neste caso, a CE irá analisar a possível violação destas práticas nas duas plataformas da Meta.
Em particular, a CE encontra-se interessada em analisar se o uso de plataformas como o Facebook e o Instagram podem ter impacto na saúde e bem estar dos menores, e se as duas plataformas usam técnicas para incentivar os menores a usar o serviço, ou se facultam ferramentas para controlo do uso.
A análise vai realizar-se também aos algoritmos das duas plataformas, de forma a analisar se existem padrões que podem ser consistentes com os de práticas para levar ao vício.
A investigação vai ser realizada durante os próximos meses, sendo que, para já, a Meta ainda não deixou qualquer comentário oficial sobre o caso.