ElevenLabs revela modelo de IA focado em criar músicas
A empresa ElevenLabs encontra-se a dar os primeiros passos em fornecer publicamente o seu novo modelo de IA para voz, que vai permitir criar músicas inteiramente digitais.
A start-up encontra-se a desenvolver um modelo de IA que será capaz de criar músicas usando apenas a IA no processo. Os utilizadores apenas necessitam de indicar o que pretendem para a música, o tema desta e alguns detalhes, para que o modelo seja capaz de criar o conteúdo final automaticamente.
Para promover o modelo, a empresa encontra-se a adotar uma técnica parecida com a de Sam Altman quando revelou a Sora, da OpenAI, pedindo à comunidade por ideias para a criação.
A ElevenLabs foi fundada por alguns antigos engenheiros da Google e da Palantir, sendo que focou-se em desenvolver sistemas de machine learning para o clone de voz e a criação de conteúdos vocais via IA.
O modelo ainda se encontra em testes, e, portanto, não conta atualmente com um formato de acesso público. Mas alguns dos exemplos que foram revelados pela empresa como “teste”, com base nos pedidos da comunidade, parecem bastante promissores.
No entanto, embora a empresa esteja a chamar à atenção da industria musical, nem todos apreciam este género de “arte”, em parte por considerarem que os conteúdos criados via IA não valorizam inteiramente o conteúdo final dos artistas, e porque estes sistemas tendem a ser treinados usando modelos de base que não são tidos em conta dos artistas originais.
Ainda assim, a ElevenLabs garante que vai continuar a desenvolver o seu sistema para criar uma interface onde os utilizadores, no futuro, podem criar as suas próprias músicas em apenas alguns minutos.