Futuros smartphones de IA aumentam preocupações com privacidade
A IA vai estar cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, para as mais variadas tarefas. Espera-se que cada vez mais apps e dispositivos venham a contar com funcionalidades focadas em IA.
No entanto, conforme a tecnologia é mais usada, também aumentam os receios a nível da privacidade. Cada vez mais utilizadores apontam que a era da IA também pode levar a que a privacidade seja consideravelmente prejudicada.
A IA está cada vez mais presente em sistemas como computadores pessoais, mas uma tendência também crescente encontra-se no uso da tecnologia em smartphones. E se tivermos em conta um recente estudo da Canalys, futuramente poderemos ver um aumento de dispositivos móveis a contarem com IA integrada para as mais variadas tarefas.
Segundo a entidade, espera-se que mais smartphones venham a surgir no mercado com capacidades de IA integrada. Este género de dispositivos serão todos os smartphones que contam com hardware dedicado para a realização de tarefas de IA, como um chip NPU. Estes permitem realizar tarefas de modelos de IA de forma local, com baixa latência.
A empresa garante que, ainda este ano, 16% de todos os smartphones vendidos no mercado devem contar com capacidades de IA, O valor deve aumentar para 54% em meados de 2028 – tendência que vai manter-se durante os próximos anos.
A IA tem vindo a demonstrar-se como uma oportunidade a ser explorada pelos fabricantes de smartphones, e espera-se que venha a ser cada vez mais adotada em novos modelos a chegar ao mercado.
No entanto, a par com o crescimento da tecnologia, também se espera que venham a aumentar as preocupações a nível da privacidade. Vários grupos apontam que a IA vai levar a um drástico aumento dos casos de violações de privacidade, e que esta vai ser ainda mais complicada de gerir para a frente.
A Canalys indica ter analisado um grupo de 5000 utilizadores de smartphones, questionando os mesmos sobre as preocupações a nível da privacidade com os futuros smartphones da era da IA. Mais de metade dos participantes demonstraram-se preocupados com a sua privacidade e a forma como os modelos de IA podem usar dados pessoais para treino dos mesmos – enviando tal informação para as empresas.
Existe ainda a preocupação de que a IA pode vir a aumentar os custos finais para os consumidores, e limitar o controlo que os mesmos possuem dos seus dispositivos.
Com o avanço da tecnologia, a questão da privacidade vai continuar a ser importante, e será também relevante para as principais empresas manterem transparência na forma como os seus modelos de IA são treinados.