Gemini vai integrar-se ainda mais no Android
A Google confirmou que o Android vai receber algumas melhorias com as funcionalidades de IA do Gemini. Durante o evento Google I/O, a empresa confirmou que estão previstas novas funcionalidades para o Android, onde o Gemini será usado como base.
A empresa confirmou que o Android vai receber ainda mais integração com o Gemini, permitindo aos utilizadores realizarem mais tarefas e mais rapidamente com os seus dispositivos. A IA faz agora parte nativa do Android, e encontra-se integrada em várias funcionalidades do mesmo.
O Gemini é agora muito melhor a compreender o contexto de certas ações e a controlar outras apps dentro do dispositivo. A partir do Android 15, os utilizadores podem chamar o Gemini para este obter contexto com base nas aplicações que se encontrem ativas.
Por exemplo, os utilizadores poderão chamar o assistente de IA da Google para identificar os conteúdos de um vídeo do Youtube.
Ao mesmo tempo, o Gemini pode ser usado para a criação rápida de conteúdos para outras aplicações. Como exemplo, pode-se pedir ao Gemini para criar um email, que pode depois ser rapidamente colado na app do Gmail.
A ideia da Google será integrar o Gemini ainda mais no sistema, para permitir que este tenha ainda mais acesso às capacidades do sistema operativo e das tarefas que os utilizadores pretendam realizar no mesmo.
O Circle to Search também vai receber melhorias, sendo que os utilizadores podem indicar o que pretendem e usar o Gemini para realizarem rapidamente pesquisas ou obter mais contexto. Por exemplo, pode-se usar o Circle to Search com o Gemini para rapidamente resolver questões matemáticas.