Google pagou milhões de dólares à Apple para se manter como pesquisa padrão

Google pagou milhões de dólares à Apple para se manter como pesquisa padrão

Embora estejam a ser cada vez mais pressionadas pelas autoridades, a Google e a Apple continuam a ter uma parceria algo benéfica para as duas partes, que se encontra avaliada em vários milhões de dólares.

De acordo com a Bloomberg, a Google terá pago mais de 20 mil milhões de dólares à Apple, de forma a manter-se o motor de pesquisa padrão dentro do ecossistema da empresa. A medida aplica-se ao iPhone, iPad e Mac, sendo que o Google é colocado como o motor de pesquisa padrão.

A descoberta foi feita de documentos descobertos do Departamento de Justiça dos EUA, que estaria a investigar a Google por criar um monopólio a nível dos motores de pesquisa no país.

Embora o acordo tenha sido alterado várias vezes, acredita-se que a Google encontra-se a pagar à Apple cerca de 36% de toda a sua receita apenas para se manter como o motor de pesquisa padrão dentro do ecossistema da empresa, e tirar proveito das pesquisas feitas pelo Safari.

De notar que, embora a indicação tenha sido revelada nos documentos das autoridades norte-americanas, até ao momento não existe uma acusação formal contra as empresas derivado destas práticas.

Além disso, as novas medidas aplicadas na zona europeia colocam este acordo em causa, tendo em conta que os utilizadores passam a ter de escolher qual o motor de pesquisa que pretendem usar no sistema, por entre uma vasta lista de opções disponíveis – onde se encontra efetivamente a Google.