Google regista uma das maiores quedas na pesquisa desde 2009

Google regista uma das maiores quedas na pesquisa desde 2009

A Google tem sido uma das plataformas dominantes a nível das pesquisas na internet, mas parece que os tempos de reinado da empresa estão agora em risco.

De acordo com os dados mais recentes da StatCounter, o uso do Google para realizar pesquisas na internet caiu de forma considerável em Abril de 2024. O motor de pesquisa conta agora com menos de 86.94% de uso no mercado, no que é considerado uma das maiores quedas desde que existe registo no mercado global.

Em contrapartida, quem parece ter beneficiado desta queda foram outros motores de pesquisa alternativos, nomeadamente o Bing, que passou de 3.35% de uso em Março, para os atuais 5.8%. Até mesmo o Yahoo regista um aumento considerável de pesquisas, passando para 3.06%.

dados de uso dos motores de pesquisa

Um dos motivos para esta queda de uso no Google encontra-se nas pesquisas cada vez menos relevantes que o mesmo tem vindo a apresentar. Nos últimos tempos, muitos utilizadores e especialistas criticam o facto da pesquisa do Google apresentar resultados cada vez menos relevantes para os utilizadores.

Muitas pesquisas focam-se agora em conteúdos do Reddit ou para sites específicos – como é o caso de alguns sites de notícias internacionais. Isto tem sido um problema tanto para quem usa a pesquisa como para quem cria websites, que verifica quedas consideráveis de tráfego originário da Google.

Ao mesmo tempo, o aumento no uso do Bing encontra-se relacionado com as funcionalidades de IA que foram integradas no mesmo, que adotam a tecnologia de pesquisa deste. Com isto, os utilizadores possuem mais tendência a usar o Bing conjugado com as ferramentas de IA da Microsoft.

Para já, a Google ainda continua a dominar o mercado das pesquisas, mas será interessante ver como a empresa se posiciona durante os próximos meses face a esta queda. De notar que, ao contrário do Bing, as ferramentas de IA integradas na pesquisa do Google ainda são bastante limitadas.