Google revela o seu novo modelo aberto do Gemma 2
Durante o evento de ontem da Google, a empresa revelou algumas novidades focadas em IA, e uma delas encontra-se na sua família de modelos abertos da Gemma. Esta recebeu também algumas novidades que poderão ser interessantes para quem pretenda usar os mesmos nos seus projetos.
A empresa revelou a chegada do novo Gemma 2, a próxima geração do modelo, que vai chegar com suporte para 27 mil milhões de parâmetros diferentes. O lançamento do modelo encontra-se previsto de acontecer em Junho, e como os modelos anteriores, ficará disponível para toda a comunidade.
A par com este, mas que fica desde já disponível, é o PaliGemma. Este modelo é baseado no mesmo formato do Gemma 2, mas foca-se em conseguir analisar conteúdos visuais. O mesmo possui a capacidade de descrever imagens ou visualizar as cenas para uma melhor interpretação do contexto.
De relembrar que o modelo do Gemma original estava disponível nas variantes com 2 mil milhões e 7 mil milhões de parâmetros. Portanto, o “salto” para os 27 mil milhões certamente será importante para o modelo e o futuro da tecnologia.
Ao mesmo tempo, a Google confirmou ainda que os modelos Gemma foram já descarregados e usados “milhões de vezes”, nos vários serviços onde se encontram disponíveis. Espera-se que este novo modelo possa vir a melhorar ainda mais as suas capacidades para a próxima geração de serviços de IA.
Embora a ideia em si seja boa, de nada adianta a quantidade de parâmetros se o modelo em si não for bom, e para já, não existem muitos detalhes sobre o Gemma 2 neste aspeto – teremos de esperar que fique disponível em larga escala para se analisar as suas potencialidades.