Google vai banir publicidade para conteúdos de adulto deepfake
A Google atualizou recentemente as suas políticas de conteúdos para a publicidade da empresa, aplicando novas restrições para conteúdos deepfake.
Na mais recente alteração, a plataforma encontra-se agora a proibir os anunciantes de usarem o sistema de publicidade da Google para apresentarem sites com conteúdos criados artificialmente para público adulto.
Ou seja, a Google encontra-se a banir plataformas que tenham como foco criar conteúdo deepfake de adulto, algo que tem vindo a surgir cada vez mais com a adoção de novas tecnologias de IA no mercado.
A Google afirma ter já em vigor várias medidas restritas a nível de publicação de publicidade com conteúdos sexualmente sugestivos, mas esta nova regra pretende garantir que os utilizadores não possuem acesso a este género de conteúdos pela plataforma de publicidade da empresa.
Esta medida aplica-se também na promoção de sites ou portais que tenham como foco ajudar os utilizadores a criar este género de conteúdos, bem como de ferramentas para tal. Ou seja, as plataformas de IA que ajudem a criar conteúdos deepfake também se encontram banidas da plataforma da Google para publicidade.
A medida vai entrar em vigor a 30 de Maio, sendo que os anunciantes devem adaptar as suas campanhas face a estas novas medidas até esta data. Quem não o fizer enfrenta possíveis penalizações nas suas contas de anunciante da Google.
A IA veio criar um problema na criação de conteúdos deepfake, ficando agora consideravelmente mais simples de ser feito. Muitas plataformas começam também a surgir que permitem rapidamente criar este género de conteúdos, e a preços bastante reduzidos para a maioria. A medida da Google pretende ajudar a evitar que estes conteúdos venham a ganhar referência pela internet.