iOS 18 pode contar com emojis personalizados criados por IA
Faltam apenas algumas semanas para a Apple realizar o seu evento WWDC deste ano, onde se espera algumas novidades da empresa. Uma delas será o iOS 18, que vai ser centrado fortemente em IA.
O sistema deve trazer várias funcionalidades focadas em IA, e embora ainda nem todas sejam conhecidas, alguns rumores apontam agora alguns detalhes do que poderemos esperar no mesmo.
De acordo com o analista Mark Gurman, reconhecido por deixar alguns leaks da Apple antes dos seus eventos, a empresa encontra-se a testar uma nova funcionalidade baseada em IA, para o iOS 18, que vai permitir aos utilizadores criarem emojis personalizados. Estes poderiam ser usados diretamente nos vários serviços da empresa – e possivelmente em alguns meios sociais.
No entanto, ao contrário dos emojis tradicionais, estes não poderiam ser vistos em todos os dispositivos. Como são emojis personalizados, apenas ficariam diretamente visíveis para sistemas da Apple e outros utilizadores do ecossistema da empresa – em outras plataformas de terceiros deveriam ser apenas imagens.
A ideia será fornecer aos utilizadores uma forma destes criarem rapidamente emojis com base nas suas emoções, e terem novas formas de personalizar as suas mensagens e chamadas com outros utilizadores.
Esta funcionalidade deve correr de forma local nos dispositivos dos utilizadores, sendo que a Apple parece focada em manter um grande formato do processamento de IA apenas em modo local – evitando o envio de dados para os sistemas da empresa.
Os rumores apontam ainda que a Apple terá chegado a um acordo com a OpenAI, de forma a usar os seus modelos de IA para o processamento de dados relacionados com IA na cloud.
Espera-se que mais novidades venham a ser reveladas em breve, conforme o WWDC também se aproxime da sua data de realização.