iTerm2 recebe nova atualização com várias integrações
Depois de quase dois anos em desenvolvimento, e de vários adiamentos e alterações, o iTerm2 recebeu agora a sua nova versão 3.5.0. Este é um dos emuladores de terminal mais usado no macOS, sendo que a nova versão chega com grandes novidades – e interessantes.
Para começar, o programa conta agora com integração da API do ChatGPT, permitindo aos utilizadores realizarem várias ações diretamente do emulador. É possível usar esta interligação para receber detalhes sobre comandos específicos, ou para ajustar determinados comandos de forma mais eficiente.
Existe ainda um novo filtro, que permite remover linhas do terminal que não se enquadrem nas configurações pretendidas dos utilizadores, o que pode ser particularmente útil para analisar registos de erros e outras falhas.
Foram ainda feitas melhorias a nível dos temas, nomeadamente do suporte a modo claro e escuro, com várias melhorias na integração com o sistema nativo.
O iTerm2 pode ainda interligar-se com alguns gestores de senhas de terceiros, nomeadamente o LastPass e 1password, invés de usar apenas o sistema dedicado da Apple.
Por fim, foram ainda feitas melhorias a nível de desempenho e a correção de vários bugs e falhas identificados nas últimas versões.