Já se conhece a origem do meteoro que passou em Portugal
Recentemente foi visto em Portugal uma “bola de fogo” nos céus. O fenómeno foi visto e capturado por várias pessoas em Portugal, sendo que agora conhecem-se mais detalhes sobre a origem do mesmo.
De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), o fenómeno foi inicialmente classificado como um meteoro, mas essa não se encontra inteiramente correta. Segundo a entidade, o que passou pelos céus de Portugal foi parte de um cometa, mais concretamente um fragmento que se terá deslocado do objeto principal e entrou na atmosfera terrestre.
A entidade classifica o mesmo como um “superbólido”, e embora tenha o mesmo formato que um meteoro, a sua classificação científica é assim diferente.
A classificação do mesmo teve como base o brilho com que foi registado, que foi superior ao da Lua Cheia no céu. Quanto ao tom azulado com que deixou o céu, isso deve-se à presença de alguns materiais no mesmo, como olivina e piroxénio, que são ricos em magnésio e encontram-se em cometas.
Na realidade, o superbólido que surgiu em Portugal pode não ser o único a ocorrer este ano. Cientistas da Purple Mountain Observatory, na China, afirmam que o cometa C/2023 A3 pode vir a ficar visível nos céus em 13 de Outubro de 2024.