Lenovo e Motorola com bloqueio de vendas na Alemanha
As autoridades da Alemanha colocaram uma restrição de venda a alguns modelos de dispositivos da Lenovo e Motorola. Esta restrição impede todos os revendedores de fornecerem os dispositivos móveis da empresa na região.
Em causa encontra-se uma disputa legal entre a Lenovo e a InterDigital, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, relativamente a uma violação de patentes associada com o módulo de WWAN existente em alguns dos dispositivos da marca.
Este módulo permite que seja feita a ligação entre diferentes dispositivos móveis e computadores. A InterDigital alega que a sua tecnologia foi usada em produtos da Lenovo e da Motorola sem a respetiva autorização.
Derivado da batalha legal, esta vai afetar as vendas de todos os dispositivos da fabricante que contem com ligações GSM, UMTS, LTE e 5G que estejam à venda na Alemanha. Ou seja, praticamente todos os smartphones e tablets da empresa.
O tribunal deu como provado que a Lenovo terá usado tecnologia da InterDigital sem o pagamento de taxas de utilização justas. Em contrapartida, a Lenovo considera que os termos de licenciamento da InterDigital não eram justos, e prejudicavam a empresa, e como tal, irá recorrer da decisão.
O bloqueio de vendas será aplicado a todas as novas unidades que sejam vendidas no pais com dispositivos onde as tecnologias sejam usadas. Alguns dos revendedores ainda podem ter produtos da Lenovo e Motorola nas suas lojas, mas apenas até o stock esgotar.