Maior roubo de criptomoedas do ano pode ter sido realizado

Maior roubo de criptomoedas do ano pode ter sido realizado

A plataforma DMM Bitcoin, sediada no Japão, encontra-se a alertar para o potencial roubo de quase 4502.9 bitcoins da sua plataforma, o que corresponde a quase 308 milhões de dólares.

A empresa afirma que esta quantia foi roubada de uma das suas carteiras durante o dia de hoje, sendo um dos maiores roubos realizados deste género em 2024. De acordo com a mensagem enviada pela empresa aos seus clientes, o roubo terá sido identificado durante o dia de hoje, quando uma das suas carteiras foi subitamente esvaziada.

A plataforma afirma que ainda se encontra a analisar o roubo, e a obter mais informações do mesmo, mas que ainda será cedo para deixar detalhes. No entanto, a plataforma já confirmou que vai aplicar medidas de restrição nos seus serviços enquanto a investigação estiver a ser realizada, o que pode ter impacto na forma como os utilizadores usam a mesma.

Tarefas como o registo de novas contas, transferências e outras atividades encontram-se atualmente suspensas, e devem manter-se nesse formato durante o período de investigação do roubo.

A DMM Bitcoin não revelou detalhes de como o ataque terá ocorrido, mas por norma, este género de roubos ocorrem quando sistemas internos da empresa são comprometidos de alguma forma, e permitem chegar às carteiras internas das mesmas.

A empresa garante ainda que este roubo não afeta, de nenhuma forma, os fundos dos clientes, que já se encontram cobertos novamente pelos investimentos da mesma.

De acordo com a entidade Elliptic, que se encontra a monitorizar o roubo, os atacantes já começaram a distribuir os fundos por diferentes carteiras de criptomoedas, com o objetivo de dificultar a identificação das mesmas.

Este é o oitavo maior roubo de criptomoedas na história, e a confirmar-se, um dos maiores realizados este ano.