Manifestantes confrontam polícia em fábrica da Tesla na Alemanha
As autoridades da Alemanha encontram-se a enfrentar uma onda de manifestantes climáticos, que se encontra em frente da fábrica da Tesla, na cidade de Grünheide – próximo de Berlim.
Esta manifestação surge a cerca de cinco dias de ser realizada uma votação, que poderá permitir à Tesla expandir as suas operações no local. De acordo com os relatos nas redes sociais, muitos dos ativistas encontram-se acampados próximos das instalações da Tesla, sendo que alguns terão mesmo tentado invadir a fábrica.
As autoridades terão sido chamadas quando os ânimos começaram a exaltar-se nas proximidades das instalações, com os ativistas a tentarem aceder ao complexo. Algumas fontes locais relatam que existem alguns feridos ligeiros da medida.
Uma porta voz da associação “Disrupt Tesla”, que se demonstra contra a Tesla, relatou que vários participantes na manifestação terão conseguido entrar nas instalações da empresa. No entanto, as autoridades apontam que os mesmos apenas chegaram a um campo nas proximidades da fábrica.
Existem várias preocupações apontadas pelos manifestantes contra os planos de expansão da fábrica da Tesla. Uma delas encontra-se na forma como o aumento das instalações pode vir a prejudicar as reservas de água no local – que são atualmente reduzidas. Acredita-se que a expansão pode comprometer estas reservas ou até mesmo eliminar as mesmas, com base no uso por parte da fabricante.
Existe ainda o risco de que as instalações possam poluir outras reservas de água potável nas proximidades, que pode ter impacto ambiental para outras zonas. Os receios de contaminação não são apazigados pelo facto que a Tesla já foi multada, no passado, por violar algumas leis e contaminar as mesmas – o caso ocorreu em 2019 na Califórnia, onde a empresa foi multada em apenas 31.000 dólares, quando na altura o valor total da empresa ultrapassava os 76 mil milhões de dólares.
Existem ainda alguns grupos que consideram que a Tesla não se encontra a pensar no meio ambiente, e que é vista como uma empresa focada para salvar a indústria automóvel, e não do ambiente. A empresa é constantemente indicada como tendo foco em produzir veículos elétricos, sem ter cuidados com o meio ambiente no processo para tal.
Face aos protestos, e para evitar possíveis problemas, a Tesla terá ordenado os trabalhadores da fábrica a trabalharem a partir de casa quando possível.