Microsoft vai remover mais um componente do Windows 11
A Microsoft, de tempos a tempos, acaba por descontinuar algumas funcionalidades do Windows. E agora, a lista passa a contar com mais uma entrada.
Esta vez, a Microsoft confirmou que vai descontinuar o suporte a Driver Verifier GUI, sendo que os utilizadores estão a ser notificados que este componente do sistema vai deixar de receber atualizações ou melhorias daqui em diante. Eventualmente será também removido das builds do sistema.
O Driver Verifier é um componente do Windows, focado para realizar vários testes a drivers do sistema antes destas serem instaladas. A ideia será identificar possíveis incompatibilidades com os drivers nas versões mais recentes do sistema – o uso será mais focado para programadores e quem cria drivers para o Windows.
Como o nome indica, o Driver Verifier GUI corresponde à interface gráfica deste componente, que pode ser acedida diretamente como um programa dentro do Windows. Daqui em diante, deve-se usar invés disso a variante para a linha de comandos – que vai continuar disponível e suportada pela empresa.
Esta alteração não deve afetar a larga maioria dos utilizadores do sistema, tendo em contar que será voltada para os programadores. No entanto, podem existir programas que façam uso da mesma que possam ter de ser alterados.
Eventualmente, o componente vai começar a ser removido de futuras builds do Windows 11.