Nvidia adota arquitetura Grace Hopper em novos supercomputadores
Durante o evento ISC 2024, a Nvidia confirmou que nove dos novos supercomputadores a nível global usam a mais recente arquitetura NVIDIA Grace Hopper. Esta nova arquitetura é focada para sistemas que necessitem de um elevado processamento de dados, sendo perfeito para uso em supercomputadores que pretendam acelerar as pesquisas cientificas ou cálculos complexos.
Quando se combina com vários dispositivos, a arquitetura pode atingir uma capacidade de processamento de 200 exaflops a nível de IA, o que se junta ainda com melhorias a nível da eficiência energética comparativamente a gerações anteriores.
Entre os novos supercomputadores onde esta arquitetura se encontra estará o EXA1-HE, na França, da CEA e Eviden; Helios no Academic Computer Center Cyfronet, na Polônia; Alps no Centro Nacional Suíço de Supercomputação da Hewlett-Packard Enterprise (HPE); JUPITER no Jülich Supercomputing Center na Alemanha; DeltaAI no Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação da Universidade de Illinois Urbana-Champaign; e Miyabi no Centro Conjunto para Computação Avançada de Alto Desempenho do Japão.
De relembrar que a Nvidia tem vindo a apostar no desenvolvimento de novas arquiteturas, focadas para supercomputadores e para sistemas voltados para uso em tecnologias de IA, onde o poder de processamento tem vindo a ser cada vez mais exigente.
A nova arquitetura pode ajudar a melhorar estes sistemas, e a fornecer características adaptadas para os tempos modernos.