OpenAI pode revelar novo modelo capaz de detectar sarcasmo e fazer chamadas

OpenAI pode revelar novo modelo capaz de detectar sarcasmo e fazer chamadas

A OpenAI encontra-se a trabalhar em algumas novidades, que podem brevemente ser reveladas no evento da empresa. No entanto, ao contrário do que os rumores indicavam, não será certamente um motor de pesquisa – algo que Sam Altman veio já desmentir.

Invés disso, de acordo com o portal The Information, a empresa pode estar a trabalhar num novo modelo de IA, que será capaz de falar com os utilizadores e de reconhecer objetos.

Segundo as fontes, este novo modelo oferece respostas mais rápidas e completas, além de ter também capacidade de interpretar áudio e imagens. Por exemplo, este será capaz, num ambiente de atendimento de suporte, identificar o tom de voz dos clientes e analisar se estão irritados, frustrados ou com alguma emoção. O modelo pode ainda ser capaz de identificar sarcasmo na voz.

Este modelo integra-se com o GPT-4 Turbo, portanto pode realizar tarefas mais simples como responder diretamente a questões, embora ainda esteja aberto a possíveis respostas erradas através da reconhecida alucinação.

Partes do modelo indicam ainda que este pode ser capaz, no futuro, de realizar chamadas telefónicas e realizar respostas diretas para as questões dos utilizadores. A OpenAI encontra-se ainda a trabalhar em sistemas que serão capazes de processar dados de áudio em tempo real, o que vai de encontro com esta ideia.

Embora este novo modelo venha trazer algumas melhorias consideráveis, não deverá ser considerado um GPT-5. Aliás, o próprio Sam Altman referiu que o evento futuro da OpenAI será focado em algumas novidades interessantes, mas que o GPT-5 não seria parte delas.

Seja como for, o evento vai realizar-se já amanhã, 13 de Maio, e iremos certamente revelar todas as novidades no TugaTech.