Opera cria parceria com Google para usar modelo de IA Gemini
Numa mensagem publicada hoje no site da empresa, a Opera confirmou uma nova parceria com a Google, que vai permitir integrar a IA do Gemini diretamente no navegador.
A parceria envolve usar o modelo de IA do Gemini diretamente para tarefas associadas com o navegador Opera. Este modelo será usado para melhorar as respostas e funcionalidades existentes para o assistente de IA do Opera, conhecido como Aria.
Através do Google Cloud, a Opera terá acesso às funcionalidades avançadas do Gemini, que passam a ficar disponíveis diretamente para o Aria e os seus utilizadores. Isto permite uma maior integração do assistente com o navegador e os sites, bem como respostas mais completas e detalhadas com o poder do modelo da Google.
Para já, a parceria vai permitir usar as capacidades do Gemini para criar imagens via IA, bem como para saída de voz, que devem brevemente ser integradas diretamente no Aria. Desta forma, os utilizadores podem usar mais facilmente a IA generativa da Google dentro do navegador da Opera.
De notar que a Opera tem vindo a focar-se consideravelmente no desenvolvimento do seu assistente de IA, e na integração de diferentes modelos LLM no mesmo. Recentemente a empresa chegou mesmo a fornecer a capacidade dos utilizadores correrem modelos LLM de forma local, sem terem de usar plataformas externas na cloud.
Espera-se que mais novidades como parte desta parceria entre as duas entidades venham a ser conhecidas em breve.