Patente sugere design para iPhone dobrável da Apple
A Apple é uma das poucas empresas onde ainda não existem planos concretos relativamente a um dispositivo dobrável, embora o mercado tenha vindo a evoluir dentro desta categoria de produtos. No entanto, isso não quer dizer que este modelo esteja totalmente fora dos planos da empresa.
Recentemente, alguns documentos parecem confirmar que a Apple encontra-se realmente a trabalhar num dispositivo dobrável. Uma patente registada recentemente pela empresa, na US Patent and Trademark Office (USPTO), demonstra os planos para tal.
A patente foi registada em Outubro do ano passado, mas apenas agora foi descoberta. Segundo o portal Patently Apple, esta demonstra um dispositivo que conta com uma dobradiça no meio, e que abre em formato de concha. A ideia da patente faz lembrar o Samsung Galaxy Z Flip.
No entanto, ao contrário do dispositivo da Samsung, esta patente descreve um mecanismo que pode permitir que o dispositivo seja dobrado para os dois lados – ou seja, de forma interna e externa. Isto poderia dar ao dispositivo um espaço mais amplo de funcionamento, sendo possível de o usar nas duas direções conforme as necessidades.
Esta patente reforça ainda mais os rumores que a Apple pode vir a lançar um dispositivo dobrável para 2026, algo que surge em rumores faz algum tempo.
A patente aponta ainda que a Apple pode apostar no formato de abertura em concha, invés do formato de “livro” que se supunha originalmente.
É importante ter em conta que a patente não deixa qualquer informação adicional sobre o dispositivo, e como sempre, deve ser tida apenas como uma ideia da empresa. Nem todas as patentes registadas no mercado acabam por chegar em produtos finais, portanto isso não quer confirmar nem desmentir que a Apple tenha planos para um dispositivo dobrável.