PJ confirma ter desmantelado rede criminosa com criptomoedas
A Polícia Judiciária confirmou ter desmantelado uma rede criminosa envolvida em esquemas de criptomoedas, com a ajuda das autoridades Polizia di Stato de Itália, tendo terminado com a deteção de um suspeito em França. A operação foi denominada de “TRUST”, e envolveu a participação de diferentes entidades, com o apoio da EUROPOL.
A rede dedicava-se a burlas com plataformas de criptomoedas, sendo que existiriam lesados em Portugal. Estima-se que os criminosos tenham levado a mais de um milhão de euros em roubos.
De acordo com o comunicado das autoridades, a investigação “apurou que os criminosos recorreram ao clássico método de fraude “Rip Deal”, com recurso à utilização de criptomoedas e de várias aplicações.”
O grupo agia em duas fases, sendo que na primeira, “os suspeitos atraíam as vítimas interessadas em investir ou vender propriedades fingindo pertencer a um fundo de investimento internacional e ganhando a sua confiança para, no momento do pagamento, furtar os criptoativos. Na fase seguinte, outros elementos do grupo, sobretudo suspeitos originários do continente asiático e viver em Itália, eram responsáveis por branquear os rendimentos provenientes de atividades ilícitas, através de movimentos intrincados de criptoativos, criando um labirinto difícil de rastrear.”
Foram ainda identificadas vítimas em países como Áustria, Itália, Espanha, Roménia e Suíça, sendo que as autoridades locais de cada um foram igualmente alertadas.