Publicidade da Apple ao iPad Pro cria controvérsia na Internet
A Apple recentemente apresentou os novos iPad Air e iPad Pro, que contam com alguns avanços face aos modelos anteriores. E claro, juntamente com a revelação dos novos modelos, surgem também as primeiras campanhas publicitárias da empresa.
Uma das campanhas, porém, encontra-se a dar que falar nas redes sociais. O iPad Pro destaca-se por ser um dos produtos mais finos que a Apple produziu, e também um dos mais poderosos nesta categoria. Para dar destaque a estas características, a Apple decidiu publicar um pequeno vídeo de publicidade ao mesmo.
O que a empresa não estava a contar era a reação do público. O vídeo, apelidado de “Crush”, coloca vários objetos focados em arte, gaming e outras tarefas que se podem realizar pelo iPad, a serem literalmente “esmagados” por uma prensa hidráulica.
No final, o resultado da compressão é o iPad Pro, onde claramente a empresa pretende indicar como vários objetos podem ser integrados neste pequeno dispositivo.
No entanto, a publicidade teve uma reação contrária, com vários artistas a deixarem críticas na forma como a Apple se encontra a demonstrar a destruição de vários objetos fundamentais para a arte. Uma das vozes críticas foi Hugh Grant, que numa publicação da X deixou claro o desagrado com a campanha.
Asif Kapadia, cineasta britânico, também deixou a sua reação, com uma mensagem mais direta para a empresa: “É a metáfora mais honesta do que as empresas de tecnologia fazem com as artes, com artistas, músicos, criadores, escritores, cineastas: aperte-os, use-os, não pague bem, pegue em tudo e diga que foi criado por eles”.
A estes juntam-se ainda vários utilizadores pelas redes sociais, que também deixaram as suas mensagens de crítica para a campanha da Apple, e como a empresa se encontra a incentivar a destruição de objetos ainda considerados essenciais para a arte.