Resumos de IA da Google apresentam resultados cómicos para várias pesquisas
Recentemente a Google lançou uma nova funcionalidade para a sua pesquisa, que pretende integrar a IA na mesma. A ideia dos Resumos de IA da Google seria ajudar os utilizadores a encontrarem conteúdos mais rapidamente, sem terem de aceder diretamente aos links dos resultados.
No entanto, parece que esta funcionalidade está longe de ser perfeita, tanto que pelas redes sociais surgem cada vez mais casos insinuados da IA a criar respostas enganadoras, cómicas ou simplesmente erradas.
Num exemplo, a IA da Google terá recomendado os utilizadores a usarem cola não-tóxica para a receita de uma pizza. Ou até recomendar a comer uma pedra pequena por dia para ajudar na saúde. Numa das pesquisas, foi também referido que tudo o que se encontra na internet é 100% real e verdadeiro.
Além disso, o sistema da Google encontra-se também a resumir dados de fontes pouco credíveis ou até sites criados simplesmente para enganar os utilizadores, disputando até informação histórica e apresentando fatos incorretos sobre vários acontecimentos.
Embora os casos de onde os Resumos de IA da Google tem vindo a demonstrar-se ineficazes, a empresa garante que os mesmos pretendem fornece resumos de alta qualidade e que surgem depois de longas horas de testes feitos com o sistema.
A empresa terá estado a resolver alguns dos problemas identificados com certos resumos, e espera vir a melhorar o sistema daqui em dia, nomeadamente evitando que os resumos sejam criados para temas sensíveis ou com informação potencialmente abusadora.
Os resumos de IA da Google começaram a ser lançados para utilizadores nos EUA desde o evento da empresa, e atualmente, não existe forma de desativar os mesmos. Estes surgem para todas as pesquisas realizadas pelos utilizadores.