Samsung e iFixIt terminam parceria na reparação de produtos
Em tempos, o grupo de reparação da iFixit e a Samsung criaram uma parceria nos EUA, que iria beneficiar os utilizadores que pretendiam reparar os seus próprios dispositivos. Esta parceria fornecia acesso a ferramentas e componentes dedicados da Samsung para vários dispositivos, aos interessados em realizarem as reparações mais simples.
No entanto, esta parceria parece agora ter chegado ao fim, com a iFixit a indicar que o mesmo ocorre devido à falta de interesse da Samsung em manter o programa.
A partir de junho, a iFixit vai deixar de fornecer os componentes e ferramentas de terceiros para as reparações, mas ainda irá continuar a disponibilizar os manuais de como os utilizadores o podem fazer em vários dispositivos da empresa.
Em clarificação do caso, a iFixit afirma que tem vindo a sentir cada vez mais pressão da Samsung para terminar o programa, além de ter encontrado dificuldades em várias frentes para o manter ativo. A empresa sublinha como é complicado obter componentes originais para o programa por parte da Samsung.
Em alguns casos, os componentes encontravam-se disponíveis, mas por preços ou quantidades fora das possibilidades para muitos. Isto tornava a reparação dos dispositivos consideravelmente mais cara, além de impraticável, já que a Samsung ainda continuava a colocar problemas para a reparação.
Muitos utilizadores optam por comprar um novo dispositivo invés de tentarem reparar os antigos, devido apenas ao preço final para tal.
A Samsung é vista como uma das empresa que mais entraves aplica na ideia de reparação dos dispositivos por parte dos clientes, colocando problemas em várias frentes para tal, e tornando os dispositivos cada vez mais complicados de reparar por terceiros. Em parte, a ideia será levar os consumidores a usarem os meios oficiais da empresa para reparações, a preços mais elevados, ou levar à compra de novos produtos.