Samsung pretende usar IA para melhorar autonomia das baterias
A Samsung tem vindo a integrar novas funcionalidades focadas em Inteligência Artificial, sobretudo para melhorar a experiência dos utilizadores e destes poderem aumentar a sua produtividade com os dispositivos da empresa.
No entanto, agora a Samsung pode ter planos de integrar a IA também para ajudar a melhorar o sistema dos dispositivos. De acordo com os mais recentes rumores, a linha do Galaxy S25 pode vir a incluir uma nova função de IA, que irá ajudar a aumentar a autonomia do dispositivo.
De acordo com alguns leaks, a empresa encontra-se a desenvolver o Battery AI, um sistema que deve ser integrado ao Galaxy AI. Este irá focar-se em otimizar o uso da bateria dos dispositivos, para garantir melhorias na autonomia e ajudar a gerir melhor o carregamento.
No final, as indicações descobertas sobre a tecnologia indicam que o uso de IA para gerir a bateria podem fazer com que esta tenha uma autonomia entre 5 a 10% superior. Esta gestão é feita de várias formas, sendo que uma delas passa por analisar as aplicações abertas em segundo plano, removendo as que não sejam necessárias.
Além disso, este sistema também iria permitir adaptar a frequência do processador com base nas atividades que estejam a ser realizadas. Desta forma, pode-se aumentar consideravelmente a autonomia, sem comprometer no desempenho.
Quando os dispositivos se encontram em repouso, a tecnologia de IA pode automaticamente alternar entre o 5G e 4G. Isto permite usar uma ligação que use menos bateria para tarefas como sincronizar notificações.
Esta funcionalidade pode vir a ser integrada futuramente nas novas funcionalidades de IA que a Samsung está a preparar para os seus dispositivos, portanto poderemos ver algumas novidades em breve.