Scarlett Johansson acusa OpenAI de usar a sua voz no ChatGPT
A atriz Scarlett Johansson encontra-se a acusar a OpenAI de ter usado, dentro do ChatGPT, uma voz semelhante à sua para a ferramenta de voz da IA – em particular o modelo conhecido como “Sky”.
As declarações da atriz surgem apenas algumas horas depois da OpenAI ter confirmado que iria remover este modelo de voz da sua aplicação, mas sem fornecer detalhes sobre o motivo para tal.
Johansson afirma que, em setembro do ano passado, foi diretamente contactada por Sam Altman, com uma proposta para esta integrar a sua voz como parte do futuro sistema de IA do ChatGPT 4.0. Na altura, Altman teria referido que a voz da atriz, sendo reconhecida, poderia reduzir o espaço entre as empresas de tecnologia e os conteúdos criativos criados pelo sistema, além de ajudar os consumidores a sentirem-se mais seguros no uso da IA.
No entanto, Johansson terá recusado a proposta, por “razões pessoais”. No entanto, quando a OpenAI lançou o GPT-4o, rapidamente se associou a voz deste modelo com a atriz. A mesma afirma que vários familiares e amigos relacionaram a voz usada no modelo da OpenAI com a voz da atriz.
Quando Johansson viu o “demo” da tecnologia, afirma que se sentiu chocada pelo facto de Altman ter criado um sistema onde a voz é bastante similar à da mesma, apesar desta ter recusado trabalhar diretamente com a OpenAI.
Além disso, esta revelou ainda que Altman terá tentado entrar em contacto com o agente da atriz apenas dois dias antes do GPT-4o ter sido apresentado ao mundo, com a mesma proposta que tinha sido deixada em setembro. No entanto, o sistema foi lançado de qualquer forma, ainda antes da atriz ter tempo de responder.
Em comunicado, um porta-voz da OpenAI afirma que a voz do modelo Sky não é a de Scarlett Johansson, nem foi criada para se assemelhar à desta. O modelo foi criado ainda antes da atriz ter sido contactada, mas que por respeito a esta, o mesmo foi agora removido da aplicação do ChatGPT.
De notar que o modelo de voz “Sky” já se encontrava no ChatGPT desde Setembro de 2023, mas com o novo modelo o GPT-4o esta foi consideravelmente melhorada, tanto que não se relaciona com a do modelo anterior.
A empresa afirmou ainda que, para criar os modelos de voz, foram contratados vários atores profissionais de voz para recriar os mesmos, e que a empresa continua a trabalhar para melhorar os seus modelos para o futuro da tecnologia.
No entanto, para Scarlett Johansson, a OpenAI apenas terá removido o modelo depois da atriz ameaçar com um processo legal a empresa, pelo roubo da sua voz para uso nas tecnologias da mesma. A atriz aponta ainda que, numa altura em que campanhas de deepfake estão cada vez mais presentes no dia a dia, é necessário atribuir algumas formas de criação com clareza e transparência, de forma a garantir que os direitos individuais de cada um sejam protegidos – o que inclui também criar leis especificas para o uso das tecnologias de IA.