Sucessor do GPT-4o pode ser ainda mais “inteligente”
Quando a OpenAI lança uma nova tecnologia do seu modelo LLM, normalmente esta avança no número usado pelo mesmo. Um dos exemplos encontra-se no GPT-3.5 e GPT-4, onde conforme a tecnologia do modelo avança, o número associado ao mesmo também aumenta.
No entanto, esta tendência parece ter vindo a ser um ponto de afastamento nos últimos meses, algo que ficou praticamente confirmado com o GPT-4o, que é o modelo mais recente da empresa, e nem mesmo assim passou para o valor “5”.
E ao que parece, Sam Altman, CEO da OpenAI, também parece ter confirmado a ideia que um GPT-5, ou de qualquer outro valor, pode não vir a acontecer. Durante o evento VivaTech, Altman deixou uma apresentação sobre o futuro dos modelos da OpenAI, onde indicou que a próxima geração do modelo pode ser apelidada de “GPT-Next”.
Para Altman, o GPT-Next não vai ser apenas uma mudança de nome, mas sim um modelo inteiramente novo. Esta nova tecnologia de IA vai ser considerada um “cérebro virtual”, com um dos maiores avanços na tecnologia da OpenAI de sempre.
As capacidades do mesmo devem ser consideravelmente superiores ao que se pode realizar com o GPT-4o atualmente. Portanto, poderemos estar perante um dos maiores avanços de sempre na tecnologia.
Embora Altman não tenha deixado qualquer indicação sobre o que esperar do GPT-Next, as suas capacidades devem ser bastante acima do que foi possível de ver com o GPT-4o.
Um modelo LLM tende a ser lançado “cedo”, que segundo Altman, ocorre porque os modelos vão aprendendo conforme se usa os mesmos. Embora o GPT-4o seja o mais recente, e tenha capacidades certamente interessantes, as mesmas apenas evoluem conforme mais gente o use no dia a dia.
Embora Altman não tenha deixado detalhes sobre o GPT-Next, tudo aponta que a OpenAI já se encontra a desenvolver o mesmo, e tendo em conta o ritmo de novidades da empresa, é possível que este venha a ser oficialmente revelado mais cedo do que muitos esperavam.