Tenha cuidado com chamadas a pedir para usar o seu teclado numérico
Todos os dias são realizadas milhares de chamadas fraudulentas em Portugal, com o único objetivo de enganar os utilizadores e levar os mesmos a fornecer dados sensíveis para os mais variados fins.
No entanto, uma nova técnica encontra-se agora a ser adotada para dar mais credibilidade aos esquemas, e enganar até os utilizadores mais atentos.
Por norma, quando se realiza uma chamada telefónica de phishing, a ideia será levar as potenciais vitimas a fornecerem dados sensíveis, como os seus nomes, moradas, ou até mesmo dados de acesso a entidades bancárias.
Em muitos casos, as vítimas acabam por dizer os dados diretamente para os atacantes, sobre falsos pretextos. Por exemplo, um esquema comum passa por enganar as vítimas levando-as a fornecer os dados de acesso aos seus sistemas de homebanking, sobre a ideia de que a conta teria sido comprometida.
Mas agora, para dar mais credibilidade ao esquema, já nem é necessário as vítimas diretamente dizerem os dados. Basta usarem o teclado numérico dos seus smartphones.
Muitos sistemas de banco online contam também com meios de acesso via telefone, onde os dados são introduzidos via o teclado numérico. Isto permite um acesso simples e rápido a partir de qualquer lugar, para tarefas simples via chamada telefónica.
Tirando o mesmo conceito, os criminosos encontram-se agora a realizar chamadas neste sentido, fazendo-se passar por entidades bancárias, e requerendo às vítimas para colocarem os seus dados de login na entidade através do teclado numérico dos seus dispositivos.
A ideia será dar mais credibilidade ao esquema, já que é uma técnica usada de forma legitima pelas entidades bancárias.
Quando se pressiona uma tecla numérica do smartphone, um tom é enviado para a linha. No caso dos bancos legítimos, este tom é usado para identificar qual o número pressionado. Mas os criminosos também podem decifrar o mesmo diretamente – visto que cada número possui um som diferente.
Desta forma, a vítima nem sequer necessita de dizer nada ao atacante, bastando pressionar os números no seu próprio smartphone.
É importante ter em atenção este novo formato de esquema. Sempre que receber uma chamada de um número desconhecido, que peça para introduzir os seus dados de acesso bancário no telefone, fique imediatamente em alerta.