Threads vai receber sistema dedicado de verificação de factos
A Meta confirmou algumas novidades para a sua plataforma do Threads, focadas em evitar que desinformação seja partilhada na sua nova plataforma social, através de um novo programa de verificação de factos.
Adam Mosseri, chefe do Instagram, revelou que a Threads vai brevemente receber uma nova atualização, focada em fornecer um novo programa de fact checking, que vai validar informação que seja partilhada na nova plataforma da Meta.
A empresa já tinha planos de lançar este programa em finais de dezembro, mas apenas agora se encontra oficialmente disponível. Com o mesmo, informação viral que seja partilhada no Threads poderá ser sujeita a uma verificação de factos, e quando necessário, o conteúdo pode ser marcado como “enganador”.
A Meta afirma que o programa já se encontra ativo, e que brevemente os conteúdos começarão a ser marcados conforme necessário. Este sistema trabalha diretamente com o mesmo sistema que a Meta já aplica para o Facebook e Instagram.
Quanto a se este sistema realmente será efetivo para combater a desinformação, ainda será algo a ver. Ambas as duas plataformas sociais da meta contam também com o mesmo sistema, e desinformação ainda consegue ser propagada pelas mesmas.