Ticketmaster confirma roubo de dados de 560 milhões de clientes

Ticketmaster confirma roubo de dados de 560 milhões de clientes

Um grupo de hackers afirma ter roubado dados de quase 560 milhões de clientes da plataforma Ticketmaster, usada para a venda de bilhetes para grandes eventos em diversos países.

A Ticketmaster é considerada uma das maiores empresas de venda de bilhetes no mercado, estando disponível em vários países, e realizando a venda para vários concertos e eventos de grande impacto.

De acordo com o portal Hackread, um grupo de hackers alegadamente terá conseguido obter acesso aos sistemas internos da entidade, de onde forma roubados milhares de dados associados com clientes da plataforma. O grupo, apelidado de ShinyHunters, afirma ter roubado mais de 1.3 TB de dados dos clientes que usaram a plataforma nos últimos tempos.

Por entre os dados roubados encontram-se nomes, moradas, endereços de email, números de telefone, e algumas informações relativamente a cartões de crédito usados pelos clientes nas compras de bilhetes para eventos.

dados alegadamente roubados

O grupo encontra-se agora a vender os dados por aproximadamente 461 mil euros, em várias plataformas da dark web. Embora inicialmente não tivessem sido dadas confirmações, a Live Nation, empresa mãe da Ticketmaster, terá agora confirmado o roubo.

Num comunicado, a empresa garante que terá sofrido um roubo de dados no dia 20 de Maio, quando um terceiro não autorizado terá conseguido obter acesso aos sistemas internos da empresa. Com este acesso, o mesmo terá procedido com o roubo massivo dos dados sensíveis.

Estes dados foram depois colocados à venda na dark web no dia 27 de Maio. A empresa alega que se encontra a investigar o incidente, mas os detalhes ainda não são inteiramente conhecidos de como foi realizado o acesso original.

A empresa afirma ainda que se encontra a notificar os clientes afetados, com informações do que realizar em seguida e medidas de segurança a ter em conta com base nos dados acedidos e roubados.

Embora a empresa tenha confirmado o roubo dos dados pessoais dos clientes, esta afirma que o ataque não deve afetar as operações da empresa ou a nível financeiro a mesma.