Tráfego de sites de notícias cai mais de 50% no Facebook

Tráfego de sites de notícias cai mais de 50% no Facebook

A Meta encontra-se cada vez mais focada em deixar de apresentar conteúdos de notícias nas suas plataformas, sendo que o tráfego originário desta plataforma encontra-se em queda considerável para sites de conteúdo noticioso.

Não é novidade que a Meta tem vindo a focar-se, sobretudo no Facebook, em apresentar conteúdos que sejam de interesse para os utilizadores – que na maioria dos casos será de atualizações de amigos e familiares.

Como tal, não é também de estranhar que os conteúdos de notícias estejam a receber cada vez menos tráfego originário do Facebook. Os dados da empresa Chartbeat, que analisa o tráfego originário do Facebook para diferentes sites de conteúdo noticioso, indica que nos últimos anos registou-se quedas superiores a 50% do tráfego.

No total, foram analisados 792 sites de notícias, desde pequenos sites aos maiores, onde se registou o tráfego que é originário do Facebook. Desde 2018, os valores tendem a cair consideravelmente de ano para ano.

No total, o tráfego caiu mais de 58% nos últimos 6 anos, com uma queda de 50% apenas nos últimos 12 meses. Os maiores afetados são pequenos sites, que entre 2023 e 2024 registaram quedas bastante elevadas de tráfego.

dados de tráfego no facebook para sites de notícias

No entanto, a tendência é registada em praticamente todos os setores, e até mesmo sites com um volume médio/alto de visitas tendem a registar quedas acentuadas.

Esta queda conjuga-se com as medidas da Meta, que se foca cada vez menos em conteúdos de notícias dentro das suas plataformas. Ainda de forma recente a empresa decidiu encerrar o Facebook News, demonstrando como não parece ser mais um foco da mesma.

Ao mesmo tempo, a empresa também tem vindo a aplicar medidas para evitar a distribuição e conteúdos políticos nas suas plataformas, o que afeta igualmente sites que partilham este género de informações.

Ao mesmo tempo, a plataforma encontra-se a focar cada vez mais em conteúdos de vídeo, que é uma das principais formas de manter os utilizadores a usarem a plataforma, e consequentemente, um dos maiores interesses para esta.