Ubuntu recebe versão em tempo real para aplicações críticas em latência
A Canonical acaba de revelar a versão em “tempo real” do Ubuntu 24.04 LTS, uma versão adaptada do sistema para tarefas críticas onde a latência seja importante.
A ideia desta versão do sistema será ser usado em aplicações sensíveis a nível de tempo e de latência, onde processos críticos necessitam de correr com elevada prioridade. Esta versão do Ubuntu integra PREEMPT_RT nos sistemas AMD64 e ARM64, de forma a elevar os processos prioritários, e garantir assim uma rápida execução dos mesmos.
A versão em “tempo real” do Ubuntu 24.04 LTS encontra-se com o kernel 6.8 de Linux, e possui ainda otimizações especificas para Raspberry Pi, além de melhorias de compatibilidade com um vasto conjunto de hardware no mercado.
Esta versão do sistema é especialmente adaptada para industrias onde a estabilidade e latência sejam pontos importantes, como é o caso da produção e fabrico, bem como sistemas de telecomunicações.
Para quem tenha o Raspberry Pi 4 e 5 esta versão do sistema também permite ter uma maior estabilidade a longo prazo, e permite inovar e desbloquear novas formas de usar o hardware para as mais variadas tarefas.