Volvo e Aurora revelam novo camião autónomo
A Volvo e Aurora revelaram o seu primeiro camião autónomo, que pode realizar viagens de forma totalmente independente. Este veículo surge depois de quase três anos em que ambas as empresas confirmaram a parceria para o desenvolvimento do mesmo.
O Volvo VNL encontra-se integrado com o Aurora Driver, um sistema de condução autónoma de nível 4, que usam vários sensores, camaras de elevada qualidade e radares para realizar a condução em diferentes ambientes.
A empresa afirma que a tecnologia da Aurora Driver foi testada e treinada com milhares de veículos, e ainda mais horas de viagens por diferentes situações de transito, para replicar um modelo que seja consistente para todas as eventuais situações.
A empresa afirma ainda que o Volvo VNL possui sistemas redundantes a nível de condução, travagem, aceleração e em todos os componentes essenciais, de forma a garantir a segurança dos condutores na estrada.
Por agora, o VLN vai ainda contar com uma pessoa atrás do volante, que pode realizar ações onde o sistema automático não consiga intervir. Mas a empresa garante que as situações para tal serão raras ou até mesmo inexistentes.
Os camiões devem começar a realizar viagens nos EUA durante os próximos meses, sendo que a empresa espera manter a comunicação direta com todos os clientes interessados nos veículos para continuar a desenvolver a tecnologia.
Embora os nomes dos clientes não tenham sido revelados, existem rumores que a Uber e FedEx podem estar na lista dos primeiros a receber as novas unidades para testes em algumas das suas viagens.
Para já, o veículo encontra-se previsto de ser lançado apenas para os EUA, mas é possível que a Volvo venha a expandir a sua produção para outros mercados, eventualmente no futuro.