Youtube vai usar IA para ajudar a criar músicas de artistas famosos
O YouTube encontra-se a testar uma nova funcionalidade, que vai usa IA generativa para ajudar os criadores de conteúdos a criarem mais rapidamente pequenos conteúdos para a plataforma.
O Dream Track for Shorts encontra-se em testes desde o final do ano passado, mas vai agora começar a ficar disponível para mais utilizadores. Esta nova funcionalidade permite usar IA para criar conteúdos musicais para os Shorts, com até 30 segundos de duração.
O Youtube colaborou com artistas como Charlie Puth, Demi Lovato, John Legend, Sia, Papoose, T-Pain, Troye Sivan e Alec Benjamin de forma a usar as suas vozes para criar um modelo de IA, onde os criadores de conteúdos podem rapidamente usar a IA para criar músicas usando as mesmas.
Basicamente, os criadores de conteúdos podem indicar o formato de música que pretendem, e a IA do Youtube recria o conteúdo final em formato original, e com até 30 segundos de duração, para usar dentro dos Shorts.
A empresa espera que esta nova função possa ajudar os criadores a rapidamente desenvolverem mais conteúdos originais para as suas contas. Ao mesmo tempo, é mais uma aposta do Youtube para uso de tecnologias de IA, que ainda no inicio do mês apresentou o “Jump ahead”, que “salta” certos conteúdos desinteressantes dos vídeos para apresentar os mais relevantes, usando IA para identificar essas partes.