Campanha de malware engana vítimas com falsos erros do Chrome e OneDrive

Campanha de malware engana vítimas com falsos erros do Chrome e OneDrive

Uma nova campanha de malware encontra-se a propagar com alvo para utilizadores do Google Chrome, OneDrive e do Word, alertando para falsos erros de forma a levar os utilizadores a executarem scripts do PowerShell.

A campanha tira proveito do desconhecimento dos utilizadores, apresentando mensagens de erro relacionadas com o Google Chrome, OneDrive ou o Word da Microsoft, e onde os utilizadores são direcionados para executarem scripts no PowerShell com as supostas “soluções”.

Se executados, estes scripts levam ao download e instalação de malware no sistema, que pode comprometer os dados dos utilizadores ou levar a que os atacantes tenham acesso ao mesmo.

A campanha distribui-se sobretudo sobre anexos de email, contendo ficheiros HTML criados especificamente para apresentar a mensagem de erro e os comandos a serem executados.

exemplo de falso erro em campanha de malware

Embora o ataque envolva que os utilizadores tenham de realizar as tarefas diretamente para afetar o sistema, o truque da campanha encontra-se na forma como o conteúdo é apresentado para enganar as vítimas, levando as mesmas a crer tratar-se de uma solução para o problema. Quem possua desconhecimento do comando, acaba por usar o mesmo na tentativa de resolver o problema.

Como sempre, comandos que sejam executados dentro do Terminal do Windows ou na linha de comandos do PowerShell devem ser de fontes credíveis e apenas executados quando os utilizadores saibam exatamente o que realizam. Este género de comandos podem executar ações sensíveis no sistema ou descarregar conteúdos potencialmente maliciosos.